Links Úteis

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

"Farinha do mesmo saco" - Um brinde à democracia!


   Antes de começar gostaria de ressaltar minhas posturas com relação ao tema. Não sou  partidário, pois os partidos não possui caráter próprio e nem tampouco fidelidade em sua essência. Portanto, voto e avalio pessoas. Assim, toda e qualquer crítica, sugestão e afins não cabem somente a um determinado partido, mas geralmente é estendida a todos outros. 
   Quem poderia dizer que ainda existe um resquício do verdadeiro Luís Inácio dentro daquele corpanzil regado a álcool. No dia das votações do segundo turno ele defendeu publicamente o deputado eleito Tiririca. Aquele militante aguerrido, trabalhador nordestino e operário padrão sindicalizado que lutava por seus ideais vivia "deitado eternamente em berço esplêndido" na capital federal. 
   Descrito tão romanticamente como "messias" em seu filme, Lula abraçou a burguesia ao se filiar a um patrão dono de indústrias têxteis como seu vice. Mas por que fazemos tanto drama? Onde está a moral de todos eles? Ética? Princípios? Creio que são todos "farinha do mesmo saco", definitivamente.
   O comediante Francisco Everardo foi achincalhado, surrado e humilhado pela imprensa nacional e pelos próprios nacionais de todo o Brasil. De fato, nossa Constituição Federal (conquistada e promulgada livremente) atesta que um analfabeto não pode ser elegível, mas tão somente eleitor. Logo, ao se cadastrar como candidato o indivíduo deve fazer prova de que é alfabetizado ou firmar um documento que o responsabiliza quanto à idoneidade  em suas afirmações sobre a sua formação educacional. Tiririca cumpriu os requisitos legais e estava apto a se candidatar. Em tempo oportuno, qualquer cidadão ou o Ministério Público era legitimado para contestar tal fato. Contudo, não o fizeram. 
   Certamente não votaria neste indivíduo, pois defendo a tese de que qualquer cidadão que queira representar meus interesses em uma câmara legislativa deve ser formado em direito e compreender o processo legislativo de maneira completa. Entretanto, defendo "com unhas e dentes" o direito de um qualquer se candidatar, desde que preencha os requisitos legais. Lutamos décadas contra a opressão ditatorial pelo direito ao voto livre. Inúmeras pessoas derramaram seu sangue inocente para que hoje qualquer um tenha a capacidade de buscar o melhor pelos seus concidadãos. Trata-se de um humorista palhaço que muito provavelmente não se encontra apto para o serviço, mas e daí? Ele se elegeu democraticamente e merece o respeito de todos como os outros parlamentares. São os representantes do povo brasileiro no congresso nacional. 
   Não me crucifiquem (respeito toda e qualquer opinião contrária - até incentivo aqueles que se posicionam contrariamente a se manifestarem nos "comentários"). Minhas opiniões e posturas são de fato polêmicas. Contudo, luto pela legalidade, pela moralidade, pela prevalência das instituições democráticas (algo raro na América Latina) e pela ética. Sigamos a Constituição Brasileira em toda a sua plenitude e beleza. 

Guilherme Abreu

Um comentário:

  1. E além de tudo, o bom e velho Tiririca foi o deputado federal mais votado em todo o país. É o que você disse: "Sigamos a Constituição Brasileira em toda a sua plenitude e beleza."

    ResponderExcluir

Locations of visitors to this page