Links Úteis

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Violência ou Agressividade?


   Sei que meu foco neste blog não é comentar sobre coisas particulares. Sei também que tenho milhares de coisas mais importantes para escrever sobre. Entretanto, cansei de ouvir sempre a mesma afirmativa quando digo às pessoas que pratico futebol americano: "que esporte violento"! Gostaria de modestamente defender meu ponto de vista e daqueles milhares (sim, milhares) de praticantes espalhados pelo Brasil.
   Antes de mais nada gostaria de atestar que neste esporte a quantidade de jogadores lesionados é muito menor comparada ao "futebol comum". Contudo, isto não serve para comprovar minha opinião. Originado do rúgby, o football (futebol americano) é um jogo de estratégia no qual um time deve percorrer todo campo com a posse da bola (em formato oval e com costuras centrais) com o intuito de chegar com a mesma à "end zone", ou seja, zona final. Ao alcançar tal objetivo, o time é recompensado com seis pontos e uma tentativa de marcação de um ponto extra através de um chute ao grande Y (field goal) ou a conversão de dois pontos (conquistada através de uma nova entrada dentro da "end zone"). Todo avanço é feito através de quatro tentativas de percorrer dez jardas. Assim, ao atingir as dez jardas pretendidas (ou mais), o time conquista uma nova série de quatro tentativas (ou descidas - "downs"). 
   Assim, o futebol americano é um jogo de conquista de território através de planos lógicos-estratégicos (corridas e passes longos utilizados de forma variada) montados pelas mentes pensantes que permanecem fora de campo. Os jogadores usam equipamentos de proteção em todo o corpo, pois existe o contato físico intenso durante toda a partida (tanto para atacar quanto para se defender). 
   Ao assistir um jogo, um leigo poderá ter a falsa impressão de que se trata de um "bando de animais" degladiando-se sem motivo aparente. Contudo, não se trata de violência. Esta é a agressão gratuita, ilegal, injustiça, precária ou abusiva. Não há que se falar em violência no futebol americano, pois todos os atletas são aptos para o contato físicos e esperam que este aconteça. Se assim o fosse, o boxe, o caratê, o jiu-jitsu e outras artes marciais poderiam ser taxadas de "violentas", o que seria um grande equívoco. A partir do momento em que o indivíduo utiliza de seus conhecimentos desportistas para conseguir algum objetivo leviano fora do âmbito do esporte, aí sim ele comete violência contra seu semelhante.
   Todos os exemplos acima citados são esportes agressivos. Utilizam da força como meio. Logo, jogadores de futebol americano são agressivos e não violentos. Mesmo assim, estes o são somente dentro das linhas de um campo. Fora do mesmo são pessoas comuns e pacíficas (obviamente que devemos respeitar as devidas peculiariedades de cada indivíduo e suas motivações pessoais extra campo). 
   Por tudo acima afirmado continuo com minha modesta e humilde opinião: sou atleta de futebol americano; cristão, trabalhador e cidadão brasileiro.

Guilherme Abreu

Um comentário:

  1. Lembrei-me do filme Desafiando os Gigantes, incluído na lista dos 10 melhores filmes esportivos do ano pela revista americana Sports Illustrated.
    O longa-metragem ressalva que o Futebol Americano é uma ferramenta que usamos para honrar a Deus. Em um trecho um atleta indaga: - Deus importa-se com o futebol?
    O treinador objeta: - Deus importa-se com a nossa fé, com o nosso coração: - Se consegue mostrar a sua fé no campo, então, Deus se importa com o futebol, porque ele se importa com você.
    Vale dizer, que o treinamento e a atitude que você vai para o jogo é mais importante que o próprio evento. Nesse sentido, estou ciente que se prepara adequadamente e não teme. Isso não quer dizer que o jogo não seja desafiador,mas, por conta de sua preparação (mente, corpo e espírito), enfrenta com entusiasmo e confiança, pois, Deus no coração você tem. E bastante!
    Nesse ponto, o jogo torna-se uma celebração.

    ResponderExcluir

Locations of visitors to this page