Links Úteis

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ingenuidade Furtada







   Sou do interior de Minas Gerais, estado reconhecido pelas suas montanhas e pela tradicional família mineira. Nossas montanhas não podem ser niveladas, já nossa tradição esvaziou-se com o passar dos anos. Sinto uma profunda tristeza de constatar que nossas famílias já não são as mesmas e não guardam o zelo pela moralidade e pelos bons costumes.
   Resido em Belo Horizonte há oito anos. Sofri com o fenômeno comum da "saída do ninho". Passamos a viver sozinhos e aprendemos a resolver nossos problemas sem a ajuda de nossos pais. Esta é uma capital acolhedora a despeito de seu tamanho e do fato ser uma das maiores cidades do país. Contudo, como citado supra, os mineiros já não são os mesmos.
   Certo dia ao voltar da faculdade deparei-me com um outdoor à primeira vista infantil. Duas girafas com os pescoços entrelaçados e alguns dizeres. Não tenho o hábito de ler tais peças publicitárias e por isso mesmo demorei mais de uma semana para de fato absorver aquilo que o marketing tinha para me oferecer. "Para quem adora beijinhos no pescoço", era isso que a placa dizia e ao lado o nome do estabelecimento: Forest Hills. Para os belorizontinos a marca é bem conhecida. Trata-se de um luxuoso motel classificado como cinco estrelas pelos seus usuários. A partir de então, passei a reparar que a mesma empresa havia espalhado por toda a cidade propagandas seguindo a mesma linha de marketing trivial.
   Podemos notar a sutileza nos dizeres descritos nas peças aliados às imagens de animais inocentes (imagens expostas acima). Cuida-se de uma artimanha nefasta e imoral para banalizar e infantilizar um ambiente de promiscuidade (atesto tal termo, pois considero que um casal casado deva realizar atos sexuais no aconchego de seu lar). Não quero entrar no mérito da discussão sobre quem utiliza tais serviços, se são casais de namorados, ou amantes ou quaisquer outros indivíduos. A mim não importa. O que de fato me revolta é transformar um ambiente adulto (e de adúlteros - sentido cristão lato - por muitas vezes) em algo trivial, "descolado", jovem e por que não infantil. 
   Ao ler tais mensagens a criança e o adolescente irá associar em sua mente o sexo à causalidade e à trivialidade. Além disso, instigará o desenvolvimento anacrônico da sexualidade em quem devia apenas pensar em estudos e outras coisas compatíveis com sua idade. 
   Sinto desprezo e repúdio por tal empresa. Bem como por todas as outras que seguem a mesma tendência maligna de propagar a banalização do sexo. Infelizmente não detenho poder de retirar tais propagandas e nem tampouco de coibir tais ações nefastas. Contudo, sinto-me compelido a nadar contra a correnteza nesse estado que segue rumos estranhos à sua tradição. 
   Permaneçam atentos a tudo o que nossas crianças veem, ouvem e falam. Dos tais são o reinos dos céus. Não vamos deixar o inimigo roubar a ingenuidade das mesmas.

Guilherme Abreu
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page