Links Úteis

sexta-feira, 11 de março de 2011

Evidências - Porque creio na Palavra!


   Gostaria de inaugurar aqui uma nova série de posts na qual buscarei relatar os fundamentos de minha crença e embasamento da minha fé, algo em torno da diretriz proposta até mesmo pelo título do blog. Começarei tratando das profecias de Isaías 60 e 66. 
   Entretanto, por se tratar de PROFECIAS, antes de qualquer afirmação leviana ou até suposições "tiradas de trás da orelha", gostaria de atestar que apenas darei opiniões minhas e em nenhum momento afirmarei categoricamente que isto ou aquilo é fato absolutamente certo. Inúmeras pessoas vacilaram ao tratar de profecias bíblicas e buscarem compreensão em seu próprio intelecto e, ainda pior, baseados em tais "revelações" fundaram seitas heréticas e levaram milhares de pessoas para o abismo. Tenho por renovada minha fé ao aceitar tais ideias que relatarei, contudo, são experiências pessoais. Se para alguma coisa lhes servir, amém. Se não, apenas lhe foi útil para conhecer argumentos contrários ao seu pensamento.
   Em Isaías 60 o profeta escreve inspirado por Deus:
“01 - Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
02 - Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
03 - E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
04 - Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
05 - Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.
06 - A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do SENHOR.
07 - Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.
08 - Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?
09 - Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do SENHOR teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou.
10 - E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.
11 - E as tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas dos gentios, e, conduzidos com elas, os seus reis.
12 - Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas.
13 - A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro, e o álamo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar dos meus pés.
14 - Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.
15 - Em lugar de seres deixada, e odiada, de modo que ninguém passava por ti, far-te-ei uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração.
16 - E mamarás o leite dos gentios, e alimentar-te-ás ao peito dos reis; e saberás que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó.
17 - Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e por madeira, bronze, e por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores.
18 - Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas Louvor.
19 - Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
20 - Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
21 - E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
22 - O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente.”
   Creio que todo o texto se refere à criação do Estado de Israel atual (novamente convém ressaltar aquilo que afirmei acima, suposições que me ajudam a seguir na fé). Especialmente gostaria de colocar em evidência os versículos 8, 9 e 10: "Quem são estes que vem voando como nuvens, e como pombas para as suas janelas? Certamente as ilhas me aguardarão, e vem primeiro os navios de Társis, para trazerem teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do Senhor teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou. E estrangeiros edificarão os teus muros, e o seus reis te servirão; porque na minha ira te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti".  
   A história nos conta que os judeus de todas as partes do mundo vieram diretamente para sua terra prometida após a criação oficial do Estado Israelita. Vieram em aviões e navios (meio de transporte modernos do século passado) e trouxeram consigo inúmeras riquezas, de forma condizente com o atestado por Isaías. Ora, podemos fazer um exercício de imaginação e refletir sobre como sentira o profeta ao escrever sobre “aqueles que viriam voando”. Certamente pensara não ser possível. Aliás, até o início do século passado isto não era mesmo possível. Inúmeros foram os pregadores que não compreendiam esta palavra.
Além disso, temos o capítulo 66 (versículos 07 a 13) que nos fornece o seguinte texto:
“07 - Antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem às dores, deu à luz um filho.
08 - Quem jamais ouviu tal coisa? quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? nasceria uma nação de uma só vez? Mas logo que Sião esteve de parto, deu à luz seus filhos.
09 - Acaso farei eu abrir a madre, e não farei nascer? diz o Senhor. Acaso eu que faço nascer, fecharei a madre? diz o teu Deus.
10 - Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes;
11 - para que mameis e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória.
12 - Pois assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações como um ribeiro que trasborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão.
13 - Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados.

   Corroborando com meu ponto, leia as informações históricas contidas neste site da Revista Veja que relata o pós-guerra e a criação do Estado Judeu (Reportagem Especial de Veja sobre a Criação do Estado de Israel). Note que tudo foi realizado em somente um dia. Creio que isto seja muita coincidência para podermos afirmar que se trata de acaso. Apenas creio, não afirmo o oposto também.
   A cada manhã renovo minhas esperanças ao saber (e confiar) que Ele cuida de cada detalhe e providencia cada ajuste para que tudo se cumpra. Leia mais o que se encontra escrito neste maravilhoso livro. Lanço o desafio de encontrar algum erro ou falha!

Guilherme Abreu  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page