Links Úteis

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições


   Não desejo incorrer no clichê tão tradicional nesta época: "seja consciente e vote certo"! Sinceramente, não creio que exista alguém de tamanha má-fé que possa votar de maneira leviana. Creio na honestidade do povo brasileiro. Mesmo que honestamente enganado, ele sempre buscou mudança. Nunca aceitou passivo tudo o que sofreu ao longo de sua curta história. 
   Nestas eleições temos basicamente quatro opções de voto para presidência da república (significantes): Serra, Dilma, Marina e Plínio. Não intenciono ser cabo eleitoral de nenhum deles. Não "abro" meu voto para ninguém. Apenas gostaria de ponderar sobre alguns aspectos peculiares à política brasileira que não podem passar despercebidos.
   Recebo diariamente dezenas de emails relativos ao tema. Alguns de petistas insultando os tucanos, outros dos tucanos replicando às ofensas petistas e poucos atentando contra a "candidata verde". Basicamente, esta é a tônica de nossas campanhas. Não se debate ideias, discutem-se pessoas. O melhor candidato seria aquele que detém a reputação mais ilibada. Não se analisa a capacidade de administrar e plano de governo, mas se os presidenciáveis não possuem nenhum ato falho no decorrer de suas vidas. 
   Outro aspecto interessante de se notar é a completa diferenciação entre partido, candidato e partidário. Partidos possuem ideais e diretrizes, candidatos pregam outros diferentes daqueles e partidários afiliam-se ao partido e votam nos candidatos por interesses alheios e diferentes dos demais citados. Assim, ao votar no candidato "X" do partido "Y" não votamos nos ideais do partido "Y", mas em ideias pessoais daquele indivíduo. Se votássemos em outro candidato "W" do mesmo partido "Y", estaríamos votando em ideias diferentes das primeiras ("Y" e "X"). Logo, acredito em pessoas e ideias, não em partidos. Não existe o voto ideológico, mas sim o voto pessoal.
   Somos influenciados diretamente pela política. Ainda que troquemos de canal no horário eleitoral e dispensemos panfletos nas ruas, são estes candidatos que governaram e legislaram durante longos anos. Como cristãos devemos ser luz neste mundo. Ore e clame pela misericórdia e as bençãos de Deus sobre estas pessoas. Não aprecie críticas aos candidatos disponíveis e não as transmita. Analise ideias e avalie capacidade. Não desejava incorrer no clichê, mas no fim das contas, vote certo e consciente!  

Guilherme Abreu   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page