Links Úteis

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Serás salvo?


   Há alguns dias uma notícia vinculada nesses programas sensacionalistas me chamou a atenção: "Pai e dois filhos morrem no desabamento de uma casa em Cariacica, ES". Infelizmente, já nos sentimos "anestesiados" com relação à uma notícia fúnebre como esta. Entretanto, a referida matéria salta aos olhos devido ao fato perceptível na foto acima; o muro da casa destruída no desmoronamento possui um versículo bíblico pintado: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". 
   Lamento o fato de sempre existir céticos que criticam fatos como este. No outro dia já podia se ler na internet frases do tipo: "Jesus falha e não consegue salvar seus filhos"! Zombarias e chacotas brotam de todos os cantos especialmente em um mundo cibernético anônimo
   De fato, tenho que reconhecer que estes não conseguiram se "salvar" deste infeliz desabamento. Imprudência da população ou negligência do poder público? Não sabemos. Mais uma família engrossa as estatísticas de morte em desastre em um Brasil desestruturado. Contudo, um questionamento ainda permanece: será que o "salvo" do versículo refere-se a esta salvação? Crer no Senhor Jesus irá lhe salvar destes apuros?
   Deus nunca prometeu tal coisa. Pelo contrário, Ele garantiu que neste mundo passaremos aflições e, infelizmente, morreremos um dia. "Ser salvo" afirmado por Paulo (Atos 16:31 - referência do versículo citado) ao carcereiro refere-se à salvação eterna. Se tais pessoas mortas pelo soterramento tiverem reconhecido o sacrifício feito por Cristo na cruz, elas de fato foram salvas mesmo morrendo. 
   Existe ainda um questionamento de cunho cristão aprofundado no mesmo versículo e que por vez leva pregadores a um erro simples devido à falta de atenção quanto à interpretação bíblica. Tal excerto bíblico não constitui uma "promessa de extensão familiar". Não podemos afirmar que aceitação do sacrifício de Cristo por parte de um membro familiar irá garantir a salvação de todos os outros. A partir deste pequeno contexto inúmeros pregadores dimensionam a salvação de forma expansionista circular dentro de uma família. Ou seja, se um reconhecer a Cristo como seu salvador todos se salvarão.
   Primeiramente devemos analisar sintaticamente o texto (analisaremos em português, pois considero que o texto em grego em seu original possui o mesmo sentido, mas não devemos "beber da água da foz de um rio, mas sim de sua nascente"). Leiamos novamente a oração: "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa" - Almeida/Revista e Atualizada; o apóstolo atesta que se o indivíduo cresse em Cristo e sua família também, todos seriam salvos. O meio é crer e o fim é ser salvo, independente de quem seja, mas sempre de forma individualizada. Confirmando tal ideia temos o texto de I Coríntios 7:10-16, bem como os versículos seguintes ao 31: "E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa". Portanto, podemos afirmar que se tu e a tua casa crerem em Cristo, todos serão salvos. Por certo que um indivíduo sendo o único convertido ao evangelho em sua casa e comovido pelo Espírito Santo irá interceder junto ao Pai para que os seus se rendam à mensagem da cruz. Sua vida será sua pregação. Seu testemunho irá refletir o brilho da glória de Deus.
   

Guilherme Abreu 
    
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Locations of visitors to this page